sexta-feira, setembro 26, 2008

quarta-feira, setembro 24, 2008

Quercus - Aquecimento Global

Simplesmente BRUTAL!!!!

Arrepiou-me muito! Talvez só desta forma as pessoas abram os olhos!

domingo, setembro 21, 2008

A visita a ilha da Berlenga!!!!


Este Fim-semana foi palco de mais uma actividade familiar, já tão tipicas sazonalmente.

Este ano o cenário seria a Ilha da berlenga ao largo de Peniche. O entusiasmo era muito e a expectativa maior ainda. A desilusão chegou na manhã de embarque...chuva, frio e vento...e mais chuva! Mas nada nos detinha. Ao chegar ao cais de embarque, o espanto...vazio, nínguem se avistava, "que poderia ter acontecido, será que ja foram todos e só cá estamos nós em terra?". No momento seguinte o choque..."Afinal não vem mais ninguém a não sermos nós (12pessoas), parece que todos estavam doentes". Bem, de cerca de quase 40 pessoas ficamos 12pessoas, não fez mal fomos na mesma. Numa lancha de recreio turistico, de seu nome "Pássaro do Sol" num dia de chuva, la fomos ter com quem já la tinha chegado. A chuva na viagem foi muita e o vento agitava, chegamos em 20minutos, demasiado rápido para sequer pensar se tinha enjoado. As primeiras 2h30m foram passadas literalmente debaixo de um chapéu de esplanada, a chuva não dava tréguas, nem sinal de parar. Por volta das 13h30 a chuva parou e lentamente o céu foi limpando e dando lugar a tímidos raios de Sol. Apressadamente começou-se o dito "Pic-nic" familiar. Com carradas de caixas de peixe e respectivos acompanhamentos, o almoço lá foi ficando pronto enquanto uns iam já comendo. Novamente o espanto e desta vez foi mesmo muito. Enquanto nós iamos almoçando, iam aparecendo cada vez mais pessoas junto a nós...e...admirem-se....iam-se sentando á nossa mesa, comendo da nossa comida, bebendo dos nossos sumos e vinhos, usando os nossos talheres e pratos e comendo de tudo o que a vista alcançava. Naquele momento estava pasmo, atónito, incrédulo!!! Mas reparava que mais ninguem a não ser eu e os meus pais estavamos assim. Não reagimos claro! O almoço tornou-se animado, divertido e muito brincalhão entre piadas e boa disposição. No final do almoço la ganhámos coragem e perguntamos se alguém conhecia aquelas cerca de 20 pessoas que se tinham juntado a nós...Surpresa...."Não...ninguém os conhece, mas não te admires, aqui na berlenga é mesmo assim, quase uma anarquia. Se alguém tem um bocado de pão, divide por quem não tem. O mais importante é que todos se sintam felizes e de bem com a vida." Fiquei boquiaberto (novamente). A Utopia afinal tem palco numa ilha...que deja vu.
A seguir ao almoço, a caminhada de reconhecimento da ilha. Lá fomos por entre o Sol escaldante que se pôs de repente. As nuvens tinham-se evaporado e no céu raiava um azul esplendoroso. A ilha é magnífica e com milhares e milhares de habitantes. As gaivotas (que as vi bem perto e que são ladras do almoço dos outros), as sardaniscas (que são mais que as mães, chiça são aos milhões), as formigas (que têm carreiros interminaveis). Por entre a vegetação demasiado rasteira para sequer ser notada avistamos la em baixo no mar uma fortificação da cor da terra. iamos visitar o Forte S. João Baptista. A descida foi abrupta por entre milhares de degraus. Cruzamo-nos, em sentido contrário, com visitantes que bufavam e acusavam visiveis sinais de cansaço. Não demos muita importância. Chegamos ao Forte.
Imponente, único e despojado de qualquer riqueza, marca uma pequena baia de aguas tão límpidas que reconhecemos variados tipos de peixe. No interior a quantidade de gente era notória e a azáfama era igual. Afinal era o ultimo dia em que o forte estava aberto para dormidas. aqui e ali encontravam-se mochilas e roupas, atras de balcões e em algumas divisões, os colchões de cama amontoavam-se. No centro do pátio ergue-se a cozinha. Uma construção independente e marcante. No interior, o regresso ao passado foi evidente. As paredes revestidas de azulejos antigos e as mesas de madeira corrida e cadeiras igualmente de madeira levou-me numa momentanea viagem ao passado. O convívio entre pessoas era evidente e algo único e particular. Ao avistar a cozinha deparei-me com armarios numerados e tacho e panelas espalhadas pelas bancadas. "Esta numeração é de que?" pergutei. A resposta foi imediata "Ja percebeste que aqui na Berlenga tudo é comunitário, aqui cada quarto tem um numero a que corresponde um armário na cozinha. Trazes os teus alimentos e tens direito a colocar no teu armário e podes usar todos os utensilios que encontrares nas bancadas. Aqui cada um cozinha a sua comida". Foi marcante!!! Nas traseiras da cozinha avistava-se fumo de grelhados, "vamos ver a zona dos grelhadores". O fumo era muito e o cheiro a comida também, mas as pessoas a confratenizarem e a comerem era ainda mais. Achei fantástico!!! Depois de inspeccionarmos o resto do forte, seguiu-se o tormento, ter que voltar para trás. Os milhares de degraus olhavam para nós. Com muito esforço e bastante boa disposição la conseguimos chegar ao topo e avistar novamente o forte lá em baixo. Segui-se o chegar novamente ao local do almoço e pouco depois a ida para terra. A viagem de barco foi feita numa embarcação maior e mais lotada mas com muito mais animação e bom tempo. O Sol raiava e queimava. Depois de 50minutos de conversa, àgua, sol, enjoôs, dormidas e novos saberes sobre os animais marinhos, chegamos a Peniche. Seguidamente o adeus e as despedidas num até breve que esperemos que seja mesmo breve!
Foi um dia memóravel, estava eufórico com o belo dia passado num sitio quase irreal!
Aqui ficam algumas das milhares de fotos que tirei



P.S. Vi o Zé Maria do Big Brother, aquele das galinhas, ao que parece fugiu pa Berlenga e parecia que tinha pintado o cabelo... enfim...!!!
Conheci a mãe do Beto (cantor português), uma senhora super bem disposta e muito bonita, a Srª Mariete, que ao que parece mora lá quase o ano inteiro. Muito singela e animada.

A ilha da Berlenga

A Berlenga Grande é o maior ilhéu do arquipélago das Berlengas, ao largo do cabo Carvoeiro, na costa de Portugal.
Com uma superfície de aproximadamente 78,8 ha, é a única habitável pelo homem, que a vem visitando desde cerca de mil anos antes de Cristo. Denominada como Ilha de Sonho e Ilha de Saturno pelos geógrafos da Antiguidade, foi visitada ainda por vikings, mouros e corsários franceses e ingleses. Para preservação das condições ambientais, o arquipélago é de acesso e trânsito condicionados, com zonas restritas e número máximo de visitantes diários. Não obstante, é possível visitar e pernoitar (em locais próprios), havendo durante os meses de Verão carreiras regulares entre Peniche e o Carreiro do Mosteiro (embarcação Cabo Avelar Pessoa), e alojamento disponível na Fortaleza, restaurante e parque de campismo — dada a grande afluência, aconselha-se reserva antecipada (marcações no Posto de Turismo de Peniche).
Durante a estação balnear o Instituto de Conservação da Natureza mantém um posto de atendimento e dois pequenos estabelecimentos comerciais atendem os turistas e os residentes: um restaurante e um mercado (“castelinho”). A época do ano em que a Berlenga apresenta mais atractivos ao visitante típico é porém em Abril e Maio, aquando da floração da maior parte das espécies vegetais; já na época de maior afluência a parte terrestre da ilha apresenta um aspecto que o visitante típico considera inóspito, restando apenas o encanto da paisagem marinha.
A praia de banhos, com cerca de 40 m de areal virado a Nascente, não é vigiada. (As restantes praias da ilha não têm areia e apenas duas estão em local legalmente acessível ao visitante: Praia da Fortaleza, e Praia dos Cações, virada a Poente.)

quarta-feira, setembro 17, 2008

Farnsworth House





Fonte: Público
A Farnsworth House, um ícone da arquitectura moderna desenhada pelo alemão Mies van der Rohe e construída em 1951, ficou inundada depois da passagem da tempestade tropical Lowell pelo estado do Illinois. A proximidade do rio foi uma das razões que levou o arquitecto a projectar a casa assente em colunas com um metro e meio de altura, mas desta vez as águas subiram mais de quatro metros. O interior da casa ficou inundado, pelo que as visitas estão canceladas pelo menos até ao fim deste ano.

http://www.farnsworthhouse.org



terça-feira, setembro 16, 2008

Madonna@Lisbon'08















Momentos do concerto...!!!

segunda-feira, setembro 15, 2008

Madonna em Portugal - E foi assim....!!!

O que vale é que há sempre alguém que gosta de ver tudo pelo câmara ou telemóvel...!!!

Ainda bem! Mas eu vi o concerto bem mais perto do que quem fez este video!

Gostei, foi brutal!!

sábado, setembro 13, 2008

Madonna em Portugal...Amanhã!!!!





E já amanhã....por esta hora, estarão algumas centenas (quem sabe milhares) dentro do recinto do Parque da Bela-Vista para ver e ouvir a DIVA MADONNA ao vivo e a cores ali em cima do palco com 60cm de altura....Sim 60cm de altura, segundo o que vi na TV os palcos da Diva serão o mais chegado ao publico possivel, embora façam parte do cenário, plataformas com mais de 1 metro de altura, onde a Madonna se irá debruçar sobre a multidão de Portugas e Espanhoís.

Entretanto ja "corre" na net o possível alinhamento de musicas para o espectáculo

Aqui fica:

1. Candy Shop

2. Beat Goes On

3. Human Nature

4. Vogue

5. Die Another Day

6. Intro The Groove

7. Heartbeat

8. Borderline

9. She's Not Me

10. Music

11. Rain

12. Devil Wouldn't Recognize You

13. Spanish Lesson

14. Miles Away

15. La Isla Bonita

16. Doli Doli

17. You Must Love Me

18. Get Stupid

19. 4 Minutes

20. Like A Prayer

21. Ray of Light

22. Hung Up

23. Give It 2 Me

E a todos os que irão ve-la ao vivo...um até amanhã...rodeados por milhares de gente....!!!



quarta-feira, setembro 10, 2008

A Máquina do "Big Bang"



"Clic" e já está: hoje vai iluminar-se o túnel a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a Suíça e a França, onde terá lugar uma experiência que pode ser tão importante como a chegada do homem à Lua: o Grande Acelerador de Hadrões (mais conhecido pela sigla em inglês, LHC) vai começar a funcionar, acelerando partículas subatómicas até velocidades que ficam apenas a um fio de cabelo da da luz. E para que é que serve tudo isto? Para tentar compreender a natureza fundamental da matéria.......in publico
Hoje será mais um passo gigantesco para o Homem e a Humanidade!
Este passo ja comparado á chegada do homem á lua, vai-nos ajudar a compreender a evolução do universo, assim como da matéria e anti-matéria.
Com um orçamento perto dos dez mil milhões de dólares isto é apenas 0,005% do PIB Mundial!
Pessoalmente estas coisas fascinam-me. Saber de onde viemos, como chegamos até aqui, qual a nossa matéria vital, até onde podemos chegar, onde chega o universo, até onde ele se expande, etc... São muitas as duvidas e poucas as certezas!

quinta-feira, setembro 04, 2008

Anúncio com carga sexual abre polémica no Reino Unido

"Cerca de um minuto com bonecos animados a dançar numa selva, em poses dignas de um profissional do striptease, revoltaram o público britânico, que em menos de um mês fez chegar 170 queixas ao organismo que regulamenta a publicidade naquele país. A carga sexual da animação é o alvo das críticas de organizações defensoras dos direitos das crianças, uma vez que a tão famosa Fanta laranja está direccionada para os clientes mais pequenos. "O anúncio coloca o produto num contexto sexual e provocante, inapropriado para essas faixas etárias", explica a organização Kidscape."...in expresso

Sinceramente achei graça e até me ri mesmo. Embora não deixem de ter razão!

A publicidade ja conseguiu o seu fim....ser falado e famosa!!!!

terça-feira, setembro 02, 2008

A Olá pergunta......

Qual o gelado com mais fãs em Portugal???? Vai a Olá e vota no teu favorito!!!!

segunda-feira, setembro 01, 2008

*As melhores frases dos piores alunos*

Parece mentira, mas há alunos capazes de produzir tais barbaridades!!!
Com tanta equivalência a competências, fazendo o 9º e o 12º ano, dessa maneira!!.

Quase inacreditável!...
*As melhores frases dos piores alunos*


*Quando os egípcios viam a morte a chegar, disfarçavam-se de múmia.*

*Uma linha recta deixa de ser recta quando encontra uma curva.*

*O aço é um metal muito mais resistente do que a madeira.*

*O porco é assim chamado porque é nojento.*

*A fundação do Titanic serve para mostrar a agressividade dos ice-bergs.*

*Para fazer uma divisão basta multiplicar subtraindo.*

*A água tem uma cor inodora.*

*O telescópio é um tubo que nos permite ver televisão de muito longe.*

Muito bom.....ihihihih!!!!!