domingo, setembro 21, 2008

A ilha da Berlenga

A Berlenga Grande é o maior ilhéu do arquipélago das Berlengas, ao largo do cabo Carvoeiro, na costa de Portugal.
Com uma superfície de aproximadamente 78,8 ha, é a única habitável pelo homem, que a vem visitando desde cerca de mil anos antes de Cristo. Denominada como Ilha de Sonho e Ilha de Saturno pelos geógrafos da Antiguidade, foi visitada ainda por vikings, mouros e corsários franceses e ingleses. Para preservação das condições ambientais, o arquipélago é de acesso e trânsito condicionados, com zonas restritas e número máximo de visitantes diários. Não obstante, é possível visitar e pernoitar (em locais próprios), havendo durante os meses de Verão carreiras regulares entre Peniche e o Carreiro do Mosteiro (embarcação Cabo Avelar Pessoa), e alojamento disponível na Fortaleza, restaurante e parque de campismo — dada a grande afluência, aconselha-se reserva antecipada (marcações no Posto de Turismo de Peniche).
Durante a estação balnear o Instituto de Conservação da Natureza mantém um posto de atendimento e dois pequenos estabelecimentos comerciais atendem os turistas e os residentes: um restaurante e um mercado (“castelinho”). A época do ano em que a Berlenga apresenta mais atractivos ao visitante típico é porém em Abril e Maio, aquando da floração da maior parte das espécies vegetais; já na época de maior afluência a parte terrestre da ilha apresenta um aspecto que o visitante típico considera inóspito, restando apenas o encanto da paisagem marinha.
A praia de banhos, com cerca de 40 m de areal virado a Nascente, não é vigiada. (As restantes praias da ilha não têm areia e apenas duas estão em local legalmente acessível ao visitante: Praia da Fortaleza, e Praia dos Cações, virada a Poente.)

Sem comentários: