quarta-feira, setembro 10, 2008

A Máquina do "Big Bang"



"Clic" e já está: hoje vai iluminar-se o túnel a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a Suíça e a França, onde terá lugar uma experiência que pode ser tão importante como a chegada do homem à Lua: o Grande Acelerador de Hadrões (mais conhecido pela sigla em inglês, LHC) vai começar a funcionar, acelerando partículas subatómicas até velocidades que ficam apenas a um fio de cabelo da da luz. E para que é que serve tudo isto? Para tentar compreender a natureza fundamental da matéria.......in publico
Hoje será mais um passo gigantesco para o Homem e a Humanidade!
Este passo ja comparado á chegada do homem á lua, vai-nos ajudar a compreender a evolução do universo, assim como da matéria e anti-matéria.
Com um orçamento perto dos dez mil milhões de dólares isto é apenas 0,005% do PIB Mundial!
Pessoalmente estas coisas fascinam-me. Saber de onde viemos, como chegamos até aqui, qual a nossa matéria vital, até onde podemos chegar, onde chega o universo, até onde ele se expande, etc... São muitas as duvidas e poucas as certezas!

2 comentários:

João Mateus disse...

diz-se que essa maquina ira provar ou não a existência de deus... se assim for axo que o mundo como o conhecemos acaba... o que irão fazer aquelas pessoas k passaram uma vida a acreditar a ter fé e de repente vêm o mundo a desabar aos seus pés?

euzinho disse...

Sim,pressupõe-se que esta máquina poderá vir a identificar a chamada partícula de Deus.Outra hipótese avançada é que essa máquina/experiência (numa possibilidade ínfima,mas que é possibilidade), pode originar a criação de um buraco negro que engolirá a Terra.Como dizem os putos nas mensagens: OMG (oh my god), tudo isto é muito estranho...